Um membro da nossa comunidade perguntou sobre os avisos do ERC (https://kicadbrasil.com.br/comunidade/editor-esquematico-resolucao-de-problemas/avisos-do-verificador-de-regras-eletricas-erc/#post-12)
de que muitos pinos ou fios de símbolos estão fora da grade ao executar o ERC. Com isso, verifiquei que após a atualização para o KiCad 8, houve este erro, entretanto, não há erros nas versões anteriores (inferiores a versão 8). Então… é um bug?..
- Ao desenhar esquemas, sempre defina a grade para 50 mil (1,27 mm).
- Ao desenhar símbolos esquemáticos, sempre defina a grade para 100 mil (2,54 mm).
Seguindo essas diretrizes, seu projeto esquemático será muito padronizado e problemas de conexão causados por configurações de grade irracionais serão completamente evitados.
Motivo do aviso
- As coordenadas x/y dos pinos de rede/símbolo devem ser exatamente as mesmas para conexões entre redes diferentes e entre redes e símbolos.
- Se o usuário usar uma grade fixa (recomendação: 50 mil), tudo funciona bem
- Muitos problemas de conexão podem ocorrer (especialmente para iniciantes) se o símbolo (ou pinos de símbolos individuais) não estiverem alinhados corretamente à grade padrão, resultando em conexões incorretas entre redes e símbolos.
- Para ajudar a resolver esses problemas de desalinhamento de rede/símbolo (muitas vezes não intencionais), o ERC desenvolveu o recurso de verificação ” Pinos ou fios de símbolo fora da grade “.
- O ERC realizará as seguintes verificações:
- Todos os pontos de início/fim da rede estão em localizações precisas da grade?
- Todos os pinos de símbolo estão localizados nos locais corretos da grade?
-
O tamanho real da grade (o tamanho da grade atualmente definido) é usado durante a verificação. Isso significa que os resultados do ERC serão diferentes se a grade for definida como 100 mil e 50 mil, respectivamente.
- Verificar os erros nos sinais de alerta e decidir: é intencional ou há um problema real?
- Ao verificar, as configurações da grade devem ser as mesmas de quando a rede foi desenhada. Se a grade atual for maior do que quando a rede foi desenhada (talvez você tenha aumentado a grade acidentalmente), então a posição da rede está obviamente fora da grade, então basta reajustá-la.
-
Se você frequentemente usa tamanhos de grade diferentes (por exemplo, plotando muitas redes densamente juntas com lacunas muito pequenas na área), a verificação ERC pode não ser adequada às suas necessidades e você deve desativá-la.
Se não for o caso acima, significa que seu design realmente não é muito padrão e precisa ser ajustado.
Como resolvo o aviso?



Sugestões…
- Use sempre 50 mil como configuração de grade;
- Altere o tamanho da grade somente ao reposicionar o documento (strings de valor/referência, elementos de texto gráfico/de descrição, etc.)
- Após usar uma grade mais fina (<50 mil), sempre volte para uma grade de 50 mil;
- Se você quiser inserir gráficos/texto, tente usar ” CTRL + Mover ” como método de modificação: isso desabilitará temporariamente o ajuste de grade para a operação de movimentação atual. Isso evitará a alteração do tamanho da grade.
- Se a biblioteca de símbolos esquemáticos que você usou anteriormente apresentar problemas de grade, certifique-se de modificá-la. Certifique-se de que o espaçamento e o comprimento dos pinos na biblioteca de símbolos sejam múltiplos de 100 mil.
- A tecla de atalho padrão para alternar entre grades é ” N “, que é muito semelhante à tecla de atalho comumente usada para mover ” M “, e é fácil alterar a grade por engano. Recomenda-se modificar a tecla de atalho e defini-la da seguinte forma:
Defina a tecla de atalho ” N ” para as editar as propriedades da grade (o padrão é alternar para a próxima grade). Dessa forma, mesmo se você clicar em N acidentalmente, apenas a caixa de diálogo de propriedades da grade será exibida, e a grade não será alternada diretamente.
Conclusão
- Ao desenhar esquemas, sempre defina a grade para 50 mil (1,27 mm).
- Ao desenhar símbolos esquemáticos, sempre defina a grade para 100 mil (2,54 mm).
Seguindo essas diretrizes, seu projeto esquemático será muito padronizado e problemas de conexão causados por configurações de grade irracionais serão completamente evitados.
Excelente! Essa foi minha primeira grande dúvida, como sempre a Maiza soube explicar passo a passo a resolução para este erro. São pequenos detalhes que fazem a diferença, cada dia estou gostando mais do Kicad e atualmente já é o meu software de layout preferido! Novamente, obrigado Maiza pelo seu empenho e dedicação! Parabéns!