1. Início
  2. »
  3. Blog
  4. »
  5. Iniciantes
  6. »
  7. Como baixar e instalar o KiCad 9 no Windows, Linux e macOS?

Está pronto para começar a trabalhar com o KiCad? Neste guia completo, mostro como fazer o download e a instalação da versão 9.0.3 nos três principais sistemas operacionais: Windows, Linux e macOS.

Antes de seguir com a instalação, é importante verificar se o seu computador atende aos requisitos mínimos de hardware e software recomendados para o funcionamento adequado do KiCad. Vamos conferir juntos os passos?

Especificações de Hardware

O KiCad é capaz de rodar em uma ampla variedade de hardware e sistemas operacionais, mas algumas tarefas podem ser mais lento ou mais difícil em hardware de baixo custo. Nos requisitos abaixo citos os hardwares minímos que você deve ter para que você possa instalar o KiCad em seu computador.

Arquitetura de processador suportadas

  • Intel (ou compatível) de 32 ou 64 bits;

  • Power PC 64 bits;

  • ARM 64 bits;

  • MIPS 64 bits;

Memória RAM

  • 1 GB de RAM (recomendado acima de 2GB de RAM);

Disco Rígido

  • Até 10 GB de espaço disponível;

Resoluções da Tela

  • Resolução de tela de 1280×1024 funciona, mas uma de 1920×1080 ou superior é o recomendado, pois em resoluções mais baixas, os botões da barra de ferramentas podem ficar ocultos, sendo assim, os comandos correspondentes devem ser acessados por meio do menu superior esquerdo.

Placa Gráfica

Dedicadas e Placa gráfica com OpenGL 2.1 ou superior compatível com shaders de hardware. Verifique as especificações OpenGL da placa:

O suporte da NVIDIA para OgenGL 2.0 começa com a série Release 75 de drivers. GPUs GeForce FX (NV3x), GeForce 6 Series (NV4x), Quadro FX baseado em NV3xGL e Quadro FX baseado em NV4xGL, e todas as GPUs NVIDIA futuras suportam OpenGL 2.0

  • AMD/ATI: deve funcionar com qualquer GPU Radeon moderna.

Especificações do Software

O KiCad oferece suporte aos principais sistemas operacionais que permanecem suportados por seus desenvolvedores. Depois que as respectivas organizações dos sistemas operacionais pararem de lançar atualizações para o sistema, o KiCad não será testado especificamente com o sistema não suportado. Os sistemas operacionais não suportados podem continuar a funcionar com o KiCad além desse período, mas os bugs devem ser reproduzidos em um sistema operacional compatível antes de serem resolvidos pelo KiCad.

Nas tabelas abaixo referentes, a cada sistema operacional e suas versões, informo os status de suporte e datas de finalização das mesmas para que você possa ficar ciente das atualizações de suporte do KiCad em relação ao seu SO.

Windows

Tabela 1. Suporte das versões do Sistema Operacional Windows ao KiCad

Sistema Operacional

Status de suporte e datas de finalização do suporte

Windows 7

Sem suporte

Windows 8

Sem suporte, mas provavelmente irá funcionar

Windows 8.1

Sem suporte, mas provavelmente irá funcionar

Windows Server 2012

10 de Outrubro de 2027

Windows Server 2016

10 de Outubro de 2027

Windows Server 2019

09 de Janeiro de 2029

Windows Server 2022

11 de Outubro de 2031

Windows 10

14 de Outubro de 2025

Windows 11

Ainda há de ser determinado

MacOS

O KiCad fornece suporte oficial para versões do macOS atualmente suportadas pela Apple. A Apple não fornece cronogramas de suporte formais, mas normalmente fornece suporte e atualizações de segurança para as três principais versões mais recentes do macOS. Com base nisso, o projeto KiCad considera uma versão do macOS em fim de vida quando não é um dos três lançamentos principais mais recentes.

Embora o projeto KiCad não suporte ou teste versões mais antigas do macOS, é possível que o KiCad possa ser instalado e executado em sistemas mais antigos. Quaisquer problemas ou erros que ocorram em uma versão não suportada, devem ser reproduzidos em uma versão oficialmente suportada antes de serem resolvidos pela equipe KiCad.

Nota

O KiCad em execução no macOS 13 tem um problema conhecido em que usar os editores no modo “tela cheia” pode fazer com que o KiCad trave. No momento, não há solução alternativa conhecida além de não atualizar para o macOS 13. Caso queira acompanhar a discussão sobre o assunto: http://abre.ai/macOS-crash

Tabela 2. Suporte das versões do Sistema Operacional MacOS ao KiCad

Sistema Operacional

Status de suporte e datas de finalização do suporte

macOS 10.14

Sem suporte

macOS 10.15

Sem suporte

macOS 11

1 de Novembro de 2023

macOs 12

1 de Novembro de 2024

macOs 13

1 de Novembro de 2025

GNU/Linux

As seguintes distribuições do Linux foram testadas e funcionam com o KiCad 9.0. Problemas ou bugs que ocorrem em uma plataforma sem suporte devem ser reproduzidos em uma distribuição e gerenciador de janelas com suporte oficial antes de serem resolvidos pelo KiCad.

Note

A versão 9 pode não funcionar em algumas das distribuições mais antigas listadas abaixo.

Tabela 3. Suporte das versões do Sistema Operacional Linux ao KiCad

Sistema Operacional

Status de suporte e datas de finalização do suporte

Ubuntu 20.04 (LTS)

Maio de 2023

Ubuntu 20.10

Sem suporte, mas provavelmente ainda irá funcionar

Ubuntu 21.04

Sem suporte, mas provavelmente ainda irá funcionar

Ubuntu 21.10

Sem suporte, mas provavelmente ainda irá funcionar

Ubuntu 22.04 (LTS)

Maio de 2025

Ubuntu 22.10

Julho de 2023

Nota

As versões LTS (Long Term Support) do Ubuntu serão suportadas por 1 ano após o lançamento da próxima versão LTS (para um total de 3 anos de suporte). Versões não-LTS do Ubuntu serão suportadas enquanto a versão estiver sob suporte padrão do Ubuntu.

Canais de Lançamento

Os canais de lançamento são versões em que o KiCad adota como referência para versões principais (estabilizadas), para as compilações de testes e compilações noturnas. Abaixo descrevo o que seria estas versões com mais detalhes:

As versões estáveis (Stable releases) são as versões oficiais marcadas do KiCad. Todos os anos, um novo lançamento principal (o primeiro número da versão) é lançado, trazendo novos recursos e correções de bugs, mas também geralmente trazendo alterações no formato do arquivo que impedem o downgrade. Em outras palavras, depois de atualizar para 9.xe começar a modificar um projeto, você não poderá mais abrir esse projeto em nenhuma versão 8.x.

O último número na versão é a versão de lançamento do patch (correção de bug). Aconselho que atualize regularmente para os últimos lançamentos de correções de bugs.

As compilações de teste (Testing builds) são compilações noturnas do ramo de versão estável. Eles contêm alterações que se tornarão o próximo lançamento de correção de bug (por exemplo, quando o lançamento estável atual é 9.0.3, os lançamentos de teste contêm correções que eventualmente se tornarão 9.0.4). As versões de teste são instaladas sobre (substituem) as versões estáveis.

As compilações noturnas (Nightly builds) são construídas a partir do ramo de desenvolvimento que se tornará o próximo lançamento estável do KiCad. Eles contêm novos recursos, bem como correções de bugs, mas também podem conter mais bugs do que os outros canais. Compilações noturnas podem ser instaladas juntamente com compilações estáveis/de teste na maioria das plataformas.

Agora que você já conhece os requisitos mínimos para instalação do KiCad 9 em seu computador e os canais de lançamento, chegou a hora de você aprender a baixar e instalar a versão mais recente do KiCad nos três principais sistemas operacionais: Windows, Linux e MacOS. Vamos lá!

Instalação

No sistema operacional Windows, abra o seu navegador web favorito e acesse o site oficial do KiCad. Em seguida, clique no botão Download:

Selecione seu sistema operacional Windows:

Verifique a versão estabilizada. Em seguida, selecione a arquitetura do seu computador, 32 ou 64 bits. E selecione qual país fornecedor você vai baixar o KiCad. Eu utilizo a CERN.
Nota

Até o momento da criação deste artigo, esta versão é a que está em estabilização, após a publicação deste artigo, terá versões acima do 9.0.3 – o importante é baixar e instalar a versão mais recente estabilizada.

Ao clicar no fornecedor escolhido, vai pedir para você guardar o instalador em algum local. Selecione um local do seu computador, e salve. Depois, no canto inferior do seu navegador, aparecerá o processo de download do arquivo. Quando terminar, clique no arquivo executável.

O arquivo executável é o instalador do KiCad 9.0.3. Abra-o. Em seguida, vai abrir a janela de instalação. Clique em Next >

Selecione a opção que deseja para a instalação: em todos os usuários ou usuário ativo.

Em seguida, selecione todos os itens citados na lista e clique em Next >
Selecione o local Browse…​ que deseja instalar os arquivos do KiCad 9. Caso não queria selecionar um local específico para instalação, pode deixar no diretório nativo no seu disco rígido. Em seguida, clique em Install.
Aguarde o processo de instalação e quando concluída, clique em Next > e depois em Finish. Clique no checkbox caso queira iniciar o KiCad ao finalizar o ambiente de instalação.
Área de Trabalho do KiCad 9

Plataformas com suporte oficial

Ubuntu

O KiCad opera PPAs que podem ser usados para instalar o KiCad junto com suas dependências necessárias. Recomendo que instale a partir desses PPAs em vez do repositório básico do Ubuntu, pois o último geralmente está desatualizado.

Nota

Existem muitas distribuições baseadas no Ubuntu que podem usar esses PPAs, mas apenas as versões oficiais do Ubuntu da Canonical são suportados pela equipe do KiCad.

No terminal do seu Ubuntu, verifique a versão em que deseja instalar e insira os seguintes comandos:

Versão Principal ou Estável

Compilações de Teste

Compilações Noturnas

Fedora

Versão Principal ou Estável

Compilações de Teste

Compilações Noturnas

 

 

FlatPak

FlatPak é um sistema de distribuição de software que nos permite fornecer versões atualizadas do KiCad em muitas distribuições Linux.
Nota
O FlatPak é oficialmente suportado pelo KiCad. Recomendo que instale o KiCad através do FlatPak em qualquer distribuição Linux que NÃO seja o Ubuntu e o Fedora, e também, se não estiver disponível no seu gerenciador de pacotes da distribuição em que você utiliza. Inclusive, instalei o KiCad 9 no Linux Mint 21.1 Vera através do FlatPak.
Insira-o o seguinte comando no seu terminal:
Versão Principal ou Estável

Debian

Versão Principal ou Estável

Outras plataformas

As plataformas à seguir não são oficialmentes suportadas pela equipe do KiCad, mas podem ser suportadas pela comunidade de usuários dessas plataformas. Os bugs encontrados nestas plataformas devem ser reproduzidos em uma plataforma suportada antes que a equipe principal do KiCad averigue.

Arch Linux

Versão Principal ou Estável

Compilações Noturnas

Compilações Noturnas

Faça a clonagem do repositório ou acesse https://abre.ai/arch-linux para saber mais informações de como fazer a instalação nesta distribuição:

FreeBSD

Versão Principal ou Estável

Gentoo

Versão Principal ou Estável

openSUSE

Versão Principal ou Estável

Linux Mint

Os usuários do Linux Mint podem usar os PPAs do Ubuntu para instalar o KiCad. É importante observar que o Linux Mint é tão diferente do Ubuntu que não é uma plataforma suportada e pode ter bugs que não aparecem no Ubuntu.
Versão Principal ou Estável

Compilações de Teste

Compilações Noturnas

Guix

Versão Principal ou Estável

Modelos extras, símbolos, pegadas e documentação também estão disponíveis:

Abstenha da versão instalada nas imagens abaixo. O procedimento é o mesmo para a versão mais recente do KiCad no macOS!

No MacOS, acesse o site oficial do KiCad (https://kicad.org). Em seguida, clique no canto superior direito, na aba Download, role a barra de rolagem da navegação para baixo e selecione o sistema operacional MacOS.

Na página de Download do MacOS, role a página para baixo e selecione o fornecedor e/ou país escolhido para efetuar o download.

Irá perguntar se você deseja permitir o download do site do KiCad, clique em permitir

Nota

Esta opção apenas aparecerá se você estiver utilizando o Mac OS pela primeira vez. No meu caso, eu fiz um Hackintosh para apresentar este tutorial de instalação do KiCad no Mac OS.

Espere terminar o download da imagem .dmg, no canto superior direito, no ícone de Download.

Após concluída o download, clique no arquivo .dmg. Posteriormente, irá abrir a instalação do KiCad 7 do Mac OS. Arraste a pasta KiCad para a pasta Applications, indicada na seta, e espere fazer a transferência dos arquivos. Pode demorar um pouco por conta do tamanho dos arquivos. É normal, apenas aguarde.

Feito isso, abra o launchpad do seu MacOS, e procure o ícone do KiCad ou abra o seu gerenciador de arquivos Finder na pasta Aplicativos e verifique os aplicativos do KiCad. Clique no ícone do KiCad.

Ao abrir pela primeira vez o aplicativo KiCad, irá apresentar uma tela de boas-vindas e irá perguntar se você deseja configurar os caminhos das configurações do KiCad. Caso, você já tenha uma versão anterior do KiCad instalada no seu Mac OS, na opção de importar as configurações de versões anteriores, irá aparecer o caminho de configuração da sua versão instalada. No meu caso, como eu não tenho, o campo estará vazio. Prossiga, então, iniciando-a com as configurações padrões e clique em Ok

Também irá perguntar se você deseja verificar a atualização dos plugins do KiCad sempre que inicializar o programa. Caso queira, clique em Sim, caso contrário, Não.

Pronto, seu KiCad já está instalado no seu sistema operacional.

Conclusão

Com o KiCad 9 instalado corretamente no seu sistema, você já pode começar a explorar o universo do design de placas de circuito impresso. A instalação é simples, compatível com os principais sistemas operacionais, e garante acesso a uma suíte poderosa e gratuita. Agora é só seguir com os próximos passos e colocar seus projetos em prática!

Agora… você está pronto para “Olá Mundo, KiCad”? Vamos juntos 🙂

Espero que tenha gostado! E até mais!!!!!

Picture of Maiza Vitoria

Maiza Vitoria

Técnica em Automação Industrial | Graduanda Tecnológica em Gestão da Tecnologia da Informação | Escritora e Articulista Técnica pelo Instituto Newton C. Braga | CEO e Co-Fundadora do Projeto Mobhuino | Fundadora da Comunidade KiCad Brasil | Palestrante | Soteropolitana, baiana e do dendê | "Amar e mudar as coisas me interessam mais" –  Belchior
5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Renato Paiotti
3 meses atrás

muito útil este artigo..

fabio
3 meses atrás

Não sabia que tinha Kicad para o FreeBSD, legal. Utilizo ele no Arch e já aviso … as bibliotecas ocupam um bom espaço no disco!

Gostou? Compartilhe!!

Postagens mais vistas

Categorias

error: