Quando comecei a usar o KiCad, frequentemente me deparava com o seguinte erro ERC ao desenhar esquemas: o pino de alimentação de entrada não é acionado por nenhum pino de alimentação de saída . Após verificar, percebi que +5V e +3,3V estavam claramente conectados ao conector normalmente. Então, por que ele ainda relatava um erro?
Vamos lá…
Pino de entrada de energia e pino de saída de energia
O ERC do KiCad verificará o tipo elétrico dos pinos do dispositivo. Se o tipo elétrico de um pino for “entrada de energia”, mas ele não estiver conectado a nenhum pino com o tipo elétrico “saída de energia”, o ERC relatará um erro: o pino de entrada de energia não está sendo alimentado por nenhum pino de saída de energia . Essa verificação é absolutamente necessária, pois, em qualquer projeto, esquecer de conectar o pino de entrada de energia certamente fará com que o dispositivo funcione de forma anormal.
No entanto, alguns engenheiros iniciantes no KiCad veem o erro ERC, mas não sabem como modificá-lo. Além de modificar diretamente o tipo elétrico do pino do símbolo do dispositivo, usar o símbolo de energia PWR_FLAG é uma solução flexível.





Os pinos 1 e 2 são entradas de energia, geralmente conectadas à fonte de tensão após retificação e filtragem pelo transformador; o pino 3 é a saída de energia, geralmente conectada diretamente ao símbolo de energia de +5 V. É razoável que o pino de “saída de energia” do pino 3 acione diretamente a “entrada de energia” de +5 V.
Aplicação de PWR_Flag
Então a questão é, já que as propriedades elétricas de todos os pinos do símbolo de energia são “entrada de energia”, se a “fonte de alimentação externa” não vier de um símbolo com um pino de “saída de energia”, como uma bateria, mas vier de um conector geral (as propriedades do pino do conector são geralmente definidas como “passivas”), o ERC não reportará um erro?






Conclusão
O uso de símbolos de potência no KiCad é ligeiramente diferente de outros softwares de EDA, mas ainda mantém o rigor e a flexibilidade. O uso do símbolo PWR_FLAG garante a continuidade da lógica do projeto. Use e abuse 🙂
Excelente artigo. Logo no inicio eu procurei informações sobre esse erro no ERC e só encontrei informação no fórum americano. Esse seu artigo está muito completo, repleto de informações e detalhes. Parabéns pelo seu empenho Maiza! Excelente Trabalho!